Associação Desportiva e Cultural
A Associação Desportiva e Cultural da Seara comemora este ano o seu 30º aniversário. Esta instituição foi fundada em 15 de Julho de 1984 por um grupo de searenses com o intuito de promover a cultura e desporto na Freguesia da Seara. Conta na atualidade com 205 sócios. Tem a sua sede no Polidesportivo Edgar Flores, inaugurado em 07 de Novembro de 1998 e situado no Lugar da Gândara, na freguesia da Seara, concelho de Ponte de Lima.
A sua primeira atividade com impacto na comunidade foi a constituição de uma equipa de futebol de 11, que participou no Campeonato Distrital de Futebol de 1984/85, da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Realizou um campeonato digno, mas por falta de instalações desportivas próprias, teve que usar o Campo de Jogos da Boa Morte, da vizinha Correlhã, o que acabou por tornar inviável nova participação.
Em 1987, constituiu aquela que terá sido até aos dias hoje a mais acarinhada realização desta Associação, a Secção de Atletismo. Foram anos de intensa atividade desportiva com a participação em inúmeras provas de atletismo, em que a ADCSeara se destacava e conquistava, invariavelmente, prémios individuais e coletivos. Foram muitas as vitórias conseguidas e importa recordar que, da mesma forma que hoje as crianças querem ser jogadores de futebol, na altura, tinham como sonho vestir a camisola da ADCSeara e ser atletas vitoriosos. Como as prioridades mudaram! Durante este período áureo, foram ainda organizados 3 Grandes Prémio de Atletismo da Seara (1988-1989-1990).
Em 21 de Abril de 1994, a ADCSeara filiou-se na Associação de Judo de Viana do Castelo, e deu início a outro grande período da vida desta Instituição. Teve mais de 20 atletas federados nos escalões mais jovens, alguns dos quais conquistaram títulos de campeões e vice campeões regionais e da INATEL. Esta atividade prolongou-se por vários anos.
Foram anos de intensa atividade, mas sempre com a mágoa de não ter esta Associação instalações desportivas próprias. Tudo mudou no ano de 1998, com a inauguração do Polidesportivo Edgar Flores, num terreno doado pelo mesmo e que passou a ser a sede da ADCSeara. Este espaço é o grande orgulho de todos aqueles que durante anos serviram e continuam a servir esta grande instituição e de todos aqueles que a estimam. É dotada de instalações de grande qualidade e que estão preparadas para receber eventos desportivos, culturais e recreativos de âmbito institucional e particular. Importa referir que, com a construção do Polidesportivo, foi possível a partir do ano 1999, a realização do Torneio de Futebol de 5 que teve 12 edições e que constituiu, ao longo desse período, um acontecimento que envolvia mais de 150 atletas (masculinos e femininos), e que levava, diariamente, ao Polidesportivo Edgar Flores centenas de pessoas, que assim aproveitam para confraternizar e passar momentos de descontração.
A ADCSeara continua atualmente a promover eventos de abrangência local e concelhia, com a realização, entre outros, de: Torneios desportivos, Convívio Anual para sócios e população em geral, Magusto, Natalinho e Festa de Natal para as crianças, Passeio de Motas Clássicas, Caminhadas, Dia da Criança, etc…
Chegados a este momento de comemoração, é fundamental projetar os próximos anos e continuar a envolver mais pessoas na vida associativa, de forma a garantir o futuro desta Instituição que merece o reconhecimento da comunidade e dos responsáveis civis locais e concelhios.
Por último, e em homenagem a todos aqueles que fizeram parte dos seus Órgãos Sociais, fica aqui o registo e reconhecimento dos seus Presidentes de Direção ao longo dos 30 anos de existência: Cândido Afonso, Alberto Torre, Manuel Abraão Costa, José Mimoso e, em exercício, Bruno Ximenes Antunes.